sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sim, sou orgulhosamente Moçambicana!

Dias atrás recebi de um pensador Moçambicano o seguinte email:
"Ser moçambicano é:Não ter carta, mas criticar a condução dos outros, não ter estudos e criticar o facto de estudar, ganhar mal mas não procurar uma coisa melhor, não gostar do governo mas não votar, falar mal dos moçambicano que cantam e fazem 'boa' música e cantar mal e escrever musicas de merda, ter um riso diferente para cada ocasião, dizer que sim quando se pensa não, dizer que não quando se pensa sim.... Ser Moçambicano é não ter identidade.Cheguei a esta conclusão depois de terminr, a pouco, um debate sobre a juventude e estado da nação (moçambicana), Na televisão, que eu considerei uma pa-lha-ça-da, na minha humilde observação. Meus caros, se vos conto, não vão acreditar... Desde o apresentador (moderador?), que é daquele tipo de fazer reportagem de paragem e mercados até aos personagens... que logo cedo descreverei detalhadamente... Deixo-vos a foto, em anexo, para irem imaginando Como foi..."

Perante tamanha indignação do meu patriota por causa da identidade dos moçambicanos eis a minha resposta:
“Ola, esse email foi reencaminhado para mim e ao que tudo indica tu o escreveste. Bonitas palavras, muito bem colocadas. Meus parabéns
Mas deixa-me dizer que sou obrigada a discordar de ti. SER MOÇAMBICANO É TER IDENTIDADE SIM.
Ser um povo pacífico a procura de novas vertentes não faz de nós pessoas sem personalidade. Mau não é não ter carta de condução e criticar a condução dos outros. Mau é ter carta de condução, conhecer o código de estrada e conduzir mal. Isso sim é que é mau.

Te garanto que quem critica o facto de se estudar, ganhar mal e não procurar coisa melhor enquanto não tem estudos, não está a ser uma pessoa sem personalidade mas sim, está a contemplar factos evidentes, não ter estudos muitas vezes no nosso país não é opção mas sim uma das condições de sobrevivência e isso todos sabem, e ganha-se mal porque nem todos podemos ser patrões se assim o fosse a economia do país estaria multiplicada por zero logo nós como trabalhadores e em busca de sobrevivencia somos submetidos a salários incompativeis com as funções.

Os que fazem e cantam músicas de merda são uma minoria nesse país do mesmo jeito que existem em todo mundo, um grande grupo de oportunistas que não definem o povo batalhador que nós somos.

Ter um sorriso diferente para cada ocasião ao contrário do que pensas, nos identifica. Mau não é ter sorrisos diferentes, mas não saber sorrir e desse mal o povo Moçambicano não carece.

E se por vezes dizemos sim a pensar em não e vice-versa mostra que somos pessoas que se preocupam com o futuro e sabemos que pensar demais não significa que estamos sempre certos.

E ao contrário do que dizes, nós votamos sim... e talvez votemos sempre no mesmo governo porque ninguem ainda apresentou outra proposta diferente e confiavel. A nossa identidade de MOÇAMBICANOS sabe que ser oposição não é dizer sempre não ao que o Governo diz sim, mas dizer sim as necessidades do povo e ainda não temos isso nos nossos representantes.
Tu como Moçambicano que és, não devias aceitar pensamentos tão pessimistas sobre tua própria identidade. Mas eu como Moçambicana Identificada que sou aprendi das minhas origens a respeitar as opiniões dos outros, e respeito a tua maneira de pensar.”

1 comentário:

  1. Infelizmente não vi o debate. Estava fora de Maputo. Levei este tema para o meu blog ideiassubvrsivas.blogspot.com inspirado neste seu post e com Link para aqui.

    ResponderEliminar